quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz 2012, mas cuidado com os fogos de artifício !

Época de alegria...rumo a 2012...mas e os fogos de artifício?
Pois é, minha gente, tudo pode ser lindo...shows pirotécnicos, brindes, música alta, mas e o seu gatinho?
O problema com os fogos de artifício não é só com os nossos amigos caninos, envolve também os nossos felinos...Eles também sofrem! Mas o que fazer?
Vou dizer para vocês o que eu faço para proteger a minha gatinha:
  1. Arranje um lugarzinho protegido...um quarto ou ainda, uma toquinha improvisada mesmo, como uma cadeira virada e coberta com um cobertor (uso o cobertor que ela mais gosta, para dar mais segurança), tudo bem aconchegante;
  2. Deixe a comida e a água perto do lugar que você escolher para deixar o seu gatinho. No meu caso, procuro deixar até a caixinha de areia por perto para evitar que a minha gatinha possa enfiar-se em algum lugar perigoso e se machucar devido ao susto;
  3. Algumas pessoas pensam até em cedar os animais, mas na minha opinião isso não é necessário, nem saudável;
  4. O ambiente que você fizer para o seu gatinho é o mais importante...feito isso, comemore o seu Ano Novo mais tranquilo e de maneira responsável!
Desejo a todos um Feliz Ano Novo, repleto de realizações, paz, saúde e amor!
Que venha 2012!




quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Gatos em apartamento

Os gatos são animais adaptáveis facilmente em apartamentos, pois como dizem muitos..."eles são limpinhos".
Desde muito pequenos, eles instintivamente procuram sua caixinha de areia, não sendo necessário treinamento, pois percebi ao longo dos anos que eles dão muita importância para a higiene.
Todos os gatos que já tive são do tipo: "morro de nojo da minha cáca e do meu xixi!"
Isso é a mais pura verdade...no caso da Samantha, tenho que tirá-la da areia, pois ao invés de deixar limpinho, ela pode espalhar tudo pela área de serviço inteira!
A higienização da caixa de areia é de extrema importância, como por enquanto, eu só tenho uma gatinha, lavo sua caixa em dias alternados, e retiro as suas necessidades todos os dias, quando o meu novo filhote chegar,os dois usarão a mesma caixinha, sendo assim, terei que lavar o "banheirinho" deles todos os dias. Essa ação evita que os gatinhos adquiram bactérias, dermatites e outras doenças que podem comprometer o trato urinário.
Mais um detalhe...se você não retirar as necessidades do seu gato, ele pode começar a "segurar" o xixi e também a cáca, podendo causar prisão de ventre e problemas renais. Eles gostam dos banheirinhos limpos. Procuro usar areia aromatizada, pois como vivo em apartamento, o odor das fezes e da urina diminuem. Não gosto das areias com grânulos grandes porque não rendem, nem as brancas porque sujam o assoalho e as patinhas do seu gato podem ficar marcadas pela casa inteira...
Para quê estressar se podemos evitar, não é mesmo?


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os gatos precisam de liberdade!

Olá pessoal,
Hoje eu vim para falar sobre a necessidade dos gatos em terem liberdade no ambiente em que eles vivem.
Os gatos, assim como os demais animais podem ficar agressivos quando confinados!
Quando os gatos chegam em nossas casas, eles escolhem o seu espaço e criam a sua rotina...Não importa o tamanho da sua casa, o que importa é que eles precisam ficar livres.
A Samantha pula em todos os lugares da casa,lógico, lugares apropriados e que não poderão machucá-la.
Toma solzinho encostada nas paredes, brinca com os brinquedinhos dela e se sente feliz pelo espaço conquistado!
Dá mordiscadas na gente para brincar...liberdade para correr, escalar as cortinas e ser feliz!
Os gatos não precisam de muito, apenas serem bem tratados e liberdade vigiada...rsrsrsrrssrs.

Acima, minha querida brincando com as suas coisinhas!
É isso que eu tinha para dizer hoje...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Superstições sobre os gatos pretos

Hoje achei interessante falar sobre a superstição que existe em relação aos gatos pretos.

Para ser sincera, não acredito nessas coisas e creio que todos os animais são obras divinas que não possuem essas finalidades ruins.
Eles estão entre nós para nos trazer felicidade e amortizar os nossos dias ruins através de suas ações, que normalmente, sempre nos surpreende!

Conversando com pessoas entendidas no quesito "adoção" estas foram unânimes em dizer que os gatinhos pretos são normalmente os últimos a serem adotados, isso quando o são.
O estigma de azar persegue os pobres felinos pretos...por outro lado, me disseram que há certas épocas do ano que a procura por esses bichinhos é maior, o que preocupa, pois normalmente esses animais são utilizados para fins religiosos.

Sempre tive vontade de ter um gatinho preto, mas nunca tive a oportunidade, mas quando esta surgiu, agarrei de unhas e dentes. Por que não dar um lar para esse bichinho que poderia sobrar na ninhada? Por incrível que pareça, não houve interesse nele até a minha manifestação de aceite.

Pessoal, se vocês tiverem essa superstição, por favor, tire-a da cabeça, pois eles não são mais que apenas bichinhos que precisam de amor, cuidado e atenção! Aceite-os, pois tenho a certeza que serão companheiros e ótimos amigos!


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Samantha e Salém/Serena - medo!

É pessoal...
Há mais ou menos dois meses, resolvi adotar mais um gatinho.
Meu medos:

  1.  A Samantha vai aceitar o novo integrante?
  2. Será que ela vai atacar o filhote?
  3. A adaptação será fácil?
Samantha quando chegou
Salém ou Serena na casa da gata-mãe


Conversando com as minhas amigas de um grupo em que também participo: eu_amo_os_gatos, tive a plena convicção que fiz a escolha correta...Bufos, cara feia e rabos batendo serão a minha vida por pelo menos 10 dias e tenho certeza que isso acontecerá, já que a minha gata tem uma personalidade forte, desde que era filhote.

Não pensem que todos os gatos são iguais porque não são!
Assim como nós, cada um tem a sua própria personalidade, os seus dias de mau humor e etc.
Quem quiser ter um gato em casa tem que ter em mente que o espaço dele deve ser respeitado e que nem sempre ele está disposto a brincar. Nesse ponto, há divergências com os nossos amigos caninos, que sempre querem brincar com o seu dono (pelo menos todos que eu conheço é isso que acontece).

Os gatos têm outro jeito de demonstrar o seu carinho pelo dono, se esfregar entre as suas pernas (já perdi as contas de quantas vezes eu já capotei no chão), pular no seu colo para receber coçadinhas nas bochechas e cabeça, se jogar no chão com as patas para cima para receber carinho e gracejos. E acreditem...até lambidas nas minhas mãos eu já recebi! Será que tenho uma gata-cão? Não...rsrsrs...isso também é uma forma de carinho, pois o Mingau também faz isso...

Conclusão:

Depois de conversar com as minhas amigas e com várias pessoas, concluí que para a Samantha a vinda de um novo integrante será uma verdadeira companhia para ela. Apesar desta fase de adaptação que vocês terão a oportunidade de acompanhar comigo, tenho a certeza que será muito produtivo e enriquecedor!
Ainda estou com um pouquinho de receio, mas será uma nova experiência dentro desse mundo tão fantástico que é o felino! 
Que venha o novo filhote!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Apresentação e objetivo

Venho apresentar os meus pequenos:

Mingau

Samantha

Salém ou Serena

O Mingau morou comigo por 6(seis)anos, mas meus pais por tanto amor, o levaram para o interior, pois já não conseguiam viver sem ele. Eu, fiquei sozinha por alguns meses, mas também não aguentei  e peguei a Samantha, hoje com 3(três) anos e por último, eis a minha nova ferinha que ainda não está comigo, pois ainda mama na mãe-gata, mas em janeiro, já virá para a minha casa para ficar com a sua irmãzinha.
Não sei ainda se é macho ou fêmea, pois o dono da gata-mãe, não sabe diferenciar, mas assim que eu for buscá-lo(a), irei saber se será Salém ou Serena.
Com exceção da Samantha que é siamesa, os demais são vira-latas, mas não são lindos?

A idéia desse blog não é apenas contar o cotidiano das minhas ferinhas, mas também dar dicas, tirar dúvidas, na tentativa de ajudar as pessoas que têm medo, mas morrem de vontade de ter um dessas gracinhas em casa.

O que eu não souber, vamos correr atrás para encontrar uma resposta, ok?

Idealização

Olá pessoal!

Resolvi iniciar esse blog através do incentivo de um grande amigo, que assim como eu, tem um amor incondicional pelos animais ( Denis Manoel - dono do blog Amor de au au - amordeauau.blogspot.com  )

Não sou nenhuma cátedra no assunto, tenho apenas três gatos e por isso, sinto-me à vontade em escrever sobre eles, já que o convívio é diário e muito saudável!

Aqui, tentarei através da minha vivência, tirar o estigma sobre a mistificação dos gatos como traiçoeiros, como aqueles que só amam a casa e não o dono e outros tantos que ao longo do tempo me lembrarei e vocês me ajudarão!

Talvez eu consiga melhorar a "reputação" desses bichinhos tão queridos por mim e que possuem todo o meu respeito e carinho.

Espero que gostem e também me ajudem nessa empreitada.

Saudações a todos!